Voltando a ser natural

Quando conversamos com uma pessoa podemos perceber claramente se ela veio do interior, ou de alguma cidade pequena, ou se sempre viveu numa metrópole. Quem nasceu e se criou mais perto da natureza costuma ter muito mais espontaneidade para se relacionar. É mais natural. Já quem sempre viveu na metrópole tende a ser mais fechado, mais desconfiado. Por que isso?
O convívio com a natureza nos faz estar mais perto de nossa própria natureza interior, nossa espontaneidade. Uma pessoa mais espontânea é sempre mais jovial.
Existem alguns caminhos que podem nos ajudar a chegar mais perto da nossa naturalidade. Um deles é o contato com a natureza propriamente dita. Por isso, sempre que puder, vá à praia ou ao campo. Fique descalço, enfie-se na mata, faça trilhas. O ar puro, a água do rio ou do mar, o sol, a terra, o som dos animais, a comida natural, diretamente da fonte, tudo isso lhe devolve um pouco da natureza que você não encontra mais na cidade.
Sergio Savian é psicanalista especializado em relacionamentos. Participe de nossos programas GET ENERGY em Joanópolis (próximo no dia 9 de março). Para mais informações fale comigo pelo messenger ou escreva para atendimento@sergiosavian.com.br

Tags: , , , ,