Vai passar Carnaval em cidade diferente da namorada? Aprenda a lidar com a situação.

Entrevista de Sergio Savian* para o site Preparado pra Valer

1- Se um casal vai passar o Carnaval separado, como os dois podem lidar com a situação?
Depende de onde você vai passar o Carnaval, se na tranquilidade das montanhas ou no agito dos blocos de rua. Dependendo do lugar e das companhias que tiver será mais ou menos estimulado à paquera. Por que passar o Carnaval separado? Não seria uma forma de liberdade para cada um cair na gandaia, relembrando a vida de solteiro? Ou, se for inevitável a separação neste momento, só resta relaxar e curtir a vida sem a presença do outro. 

2- Confiança é o melhor caminho para não prejudicar o relacionamento nesse momento?
Eu diria que o melhor é ter confiança em si mesmo, sem ficar preocupado com o que o outro vai fazer. Só assim você poderá aproveitar os dias de descanso. De toda forma vocês vão voltar ao cotidiano e tudo continua. 

3- Para quem é mais ciumento, como se controlar?
Quem é muito ciumento não consegue ter controle sobre seus sentimentos, mesmo que seja um delírio desconectado da realidade. Por isso, o ciúme excessivo é uma doença que deve ser tratada com uma boa análise. 

4- Fazer chamadas de vídeo no Skype ou Facetime ajuda a matar a saudades?
Aí sim pode ser uma boa opção. Você mantém o contato, mata a saudade, conta um pouco de você e vice-versa. Mesmo assim, isso deve ser feito com moderação. Coloque mais atenção no aqui-agora do seu feriado. Divirta-se! 

5- Quais dicas complementares você passaria para eles?
Você pode sofrer ou ser feliz em qualquer situação. Tudo depende de como você encaminha as coisas. Se for o caso de passar o carnaval separado de seu(sua) parceiro(a), faça-o por inteiro. Não fique com um pé aqui e outro acolá. Relaxe e viva o momento atual. Se o namoro tem consistência, confie nisso, e depois deixe que a relação volte ao ritmo normal. “Don’t worry, be happy!”

*Sergio Savian é psicanalista, especializado em relacionamentos. Saiba mais sobre seu trabalho no site www.sergiosavian.com.br