Relacionamentos nas Redes Sociais

Entrevista para a Revista Nova

1. Com as redes sociais, ficou muito mais fácil tomar conta da vida do outro e saber o que ele está fazendo. Quais são os benefícios e os malefícios de ter um perfil na rede social?
Pela rede social voc√™ pode encontrar pessoas do seu passado, fazer contatos com algumas que dificilmente encontraria de outra forma, atualizar not√≠cias pessoais, e isso tudo √© muito bom. Por outro lado, nas redes tudo √© editado e muitas vezes, longe da realidade, por isso √© falso. Tamb√©m √© uma grande fonte de fofoca, o que pode atrapalhar bastante as rela√ß√Ķes. Na rede social todos se tornam investigadores e, quem procura, acha!

2. Você acha que as redes sociais podem ajudar na conquista? Como usar a ferramenta para esse intuito? Dicas.
A rede social permite que você se aproxime de alguém de seu interesse e inicie um novo contato. Mas, isto não é tudo, pois, se não tiver charme, presença de espírito e inteligência emocional, suas paqueras sempre terão um limite bem claro.

3. Como deve ser essa aproximação pelo Facebook, se ambos mal se conhecem? Como a mulher deve se aproximar sem assustar o parceiro?
Aqui vale a mesma coisa da vida real: naturalidade, espontaneidade. Este é o primeiro passo. Uma vez que você tenha cara de pau para iniciar um contato, vem os passos seguintes: saber quem é a outra pessoa, o que ela precisa e se colocar como alguém que vai fazer a diferença na vida dela.

4. Quais atitudes dela podem ser vistas como perseguição na rede social e assustar o cara?
Depende do cara. Alguns homens ficariam muito gratos se uma mulher tomasse a iniciativa, outros, mais paranóicos ou moralistas, vão encarar a sua ousadia como algo perigoso.

5. Ser stalker √© passar o tempo todo “fu√ßando” sobre a vida de outra pessoa nas redes sociais. O que voc√™ acha de um stalker? Quais problemas uma pessoa assim pode ter?
√Č o tipo da pessoa que n√£o tem mais nada para fazer. Ao ocupar-se com a vida dos ¬†outros voc√™ usa o seu tempo para isto e n√£o para desenvolver-se, para crescer e se tornar algu√©m melhor. Por este caminho voc√™ nunca ser√° algu√©m interessante, tampouco atraente.

6. Quando uma simples “fu√ßada” pode se tornar persegui√ß√£o? Algumas mulheres se tornam obcecadas e loucas pela vida do homem por quem est√° interessada, sem perceberem o que est√£o fazendo. Por que isso acontece? Como identificar essa situa√ß√£o?
Saber da vida do outro pode ser uma boa estrat√©gia de conquista, mas n√£o deve passar do ponto. Quando voc√™ dedica muito tempo a esta “pesquisa” perde o foco. Se voc√™ deseja conquistar algu√©m deve colocar a luz sobre si mesma e n√£o no homem de quem est√° a fim.

7. O que a mulher deve fazer para parar de “fu√ßar” a vida do homem por quem est√° interessada? Como se livrar desse v√≠cio?
A palavra certa é esta mesma: vício. Quando fuçar a vida de alguém se torna uma compulsão, uma obsessão, é fundamental que você coloque limites para si mesma. Compreenda que assim sua auto-estima fica cada vez mais baixa. Mude o canal, desligue o computador, faça outras coisas, mais interessantes. Se achar que é conveniente, procure uma boa terapia.

8. O que poderia ser considerado um assédio virtual? Quando a rede social pode se tornar perigosa?
Nunca saberemos quem √© exatamente a pessoa com quem voc√™ est√° se comunicando. Ela pode ser honesta, verdadeira, ou pode ser manipuladora e perigosa. Por isso, antes de sair com algu√©m ou abrir sua vida para ela, procure conhec√™-la melhor, conferir as informa√ß√Ķes. Use sua ast√ļcia e intui√ß√£o para ver se h√° muitas contradi√ß√Ķes ou problemas na √°rea.

9. Por que mulheres obcecadas em mandar mensagens pela internet s√£o mal vistas? O que os homens pensam de mulheres que n√£o param de cutuc√°-los e mandar mensagens? Eles tendem a se desinteressar?
Enviando muitas mensagens você se auto-inflaciona. Tem que haver um equilíbrio entre o dar e o receber. Se você solicita muito a outra pessoa, denota insegurança, falta de noção, baixa auto-estima e por isto, afasta até os mais bem intencionados.

10. Como ela deve se aproximar e manter uma relação pelas redes sociais e ter sucesso na paquera, sem perseguição? Dicas.
Use as redes sociais com intelig√™ncia, sem compuls√£o. N√£o d√™ tanta import√Ęncia √†s rela√ß√Ķes virtuais, utilize-as somente como um trampolim para as rela√ß√Ķes reais.

11. Que tipo de atitudes evitar se você mal conhece a pessoa? Quais perguntas evitar?
Fale de si com “conta-gotas”: abra-se pouco a pouco, sempre buscando saber quem est√° do outro lado. Pergunte sobre ele, mas n√£o exagere. Bombardeio de perguntas afugenta seu paquera.

12. Por que as pessoas tem essa mania de ser “stalker” e perseguir a vida da outra pessoa? Trata-se de curiosidade, ci√ļmes, por gostar de uma pessoa, etc?
√Č preciso tomar cuidado com este v√≠cio. Isto atrapalha muito a vida. Voc√™ se ocupa com a vida do outro porque a sua pr√≥pria est√° muito sem gra√ßa. Por isto trate de colocar o foco em si mesma, dedicando-se a atividades que lhe acrescentem algo.

13. E para quem está sendo perseguido, que atitudes tomar para evitar essa perseguição nas redes sociais? Quais cuidados tomar? Dizer em que lugar está o tempo todo no Facebook ou deixar o perfil totalmente aberto para todos pode ser perigoso? Por que?
O Facebook serve √†queles que querem aparecer, que s√£o paparasis de si mesmos. Mas, para que esta vaidade? Onde a leva? Se voc√™ est√° bem resolvida, menos narcisista, n√£o precisa contar para todo mundo o que faz e o que n√£o faz. Limite as informa√ß√Ķes que voc√™ posta no Face. Limite ou exclua pessoas inconvenientes.

14. Que dicas voc√™ d√° para a paquera pelas redes sociais dar certo e aproximar um poss√≠vel casal? O que pode ser prejudicial? Exemplo: escrever errado, paquerar outros homens, reclamar, etc…E o que pode funcionar? Ex: puxar assunto, curtir o que ela posta…
Existem v√°rias maneiras para voc√™ seduzir algu√©m. Uma delas √© mostrando o seu melhor. Coloque fotos bonitas, escreva com criatividade. Incentive os sonhos do outro. Coloque o outro sempre para cima. N√£o fique muito dispon√≠vel, saiba tamb√©m se ausentar para que ele sinta sua falta. Seja espont√Ęnea e natural. Tudo isto pode ser feito pelo Face.

15. E em um namoro, a namorada deve exigir que o homem mostre tudo que faz na internet e que compartilhe senhas, por exemplo? Isso pode prejudicar o namoro?
Todo mundo tem o direito √† sua privacidade. N√£o √© porque voc√™ namora ou est√° casado que deve abrir tudo o que pensa, sente e faz. Isso √© um equ√≠voco que acaba com as rela√ß√Ķes.

16. Exibir fotos do namorado e exigir que ele se declare pelo Facebook é errado? Por que?
O excesso de preocupa√ß√£o com a opini√£o dos outros n√£o faz bem para voc√™, tampouco para as rela√ß√Ķes. O que interessa √© o que os dois sentem de verdade. O amor deve ser sempre maior que tudo.

Para quem deseja um aconselhamento ou participar de um dos programas que ofereço (Treinamento em paquera, Eu quero um namorado, O que realmente importa) acesse o site www.sergiosavian.com.br ou ligue para 011 2368-9305.

Tags: