Por que temos tanto medo de nos envolver?

Os relacionamentos estão cada vez mais superficiais. Estamos perdendo o contato com as raízes, com a natureza. A comunicação virtual substitui a conversação real. Mas, ao mesmo tempo, não cessa dentro de nós o sentimento generalizado de que está faltando algo – a intimidade.

O sexo está muito fácil mas não nos leva ao aconchego que desejamos. Para estabelecermos vínculos é preciso expor nossos sentimentos mais profundos, confiando que a outra pessoa vai nos respeitar.
A intimidade pede que você se arrisque, que se revele e esteja pronto para que o outro faça o mesmo. Isso significa que é preciso ter coragem para sair da superficialidade e se entregar.
Vamos ao cinema e choramos com a coragem dos personagens, nos emocionamos quando o amor acontece. Tem gente que está viciada em seriados, projetando nas telas tudo o que não consegue fazer na real.
Eu o(a) convido a enfrentar seus medos e vencê-los, abrindo o caminho para relações verdadeiras, com mais abertura e confiança.

Sergio Savian é psicanalista especializado em relacionamentos. Participe do GET ENERGY em Joanópolis, um programa de convivência e autoconhecimento junto à natureza. Peça-me mais informações ou escreva para atendimento@sergiosavian.com.br.

Tags: , , , ,