DICAS PARA MULHERES QUE DESEJAM NAMORAR EM 2016

Entrevista de Sergio Savian* para o Portal R7

Sergio, você poderia nos dar dicas para as mulheres que desejam mudar e começar a namorar em 2016? Além dessas dicas de o que fazer, como se comportar, queríamos saber também o principal erro dos homens/mulheres que acabam atrapalhando e fazendo com que continuem solteiros.

Para que o amor aconteça é preciso, em primeiro lugar, entender tudo o que você tem feito no sentido contrário. Mais do que imagina, você é a grande responsável por afastar esta possibilidade em sua vida. É sempre mais fácil achar que os outros são os culpados, que os homens são ariscos, que ninguém lhe quer. Mas não é desta forma que vai resolver a questão.

Por isso, pergunte a si mesma:

Você tem saído de casa? Tem frequentado lugares onde seja possível conhecer alguém interessante? Algumas mulheres são mais festivas, outras mais recatadas. Tem mulheres que desejam namorar um homem que, como ela, seja religioso. Outras preferem um homem mais intelectual, ou mesmo esportista. Dependendo do homem que você quer, frequente lugares onde ele pode estar.

Você é do tipo perfeccionista, que está sempre querendo consertar tudo e todos? Se sua resposta for afirmativa, sinto muito avisar que ninguém é perfeito, tampouco as relações o são. Neste caso, é preciso relaxar um pouco e compreender que tanto você como o outros são seres humanos, de carne e osso, como todos nós.

Você é muito romântica, daquelas obcecadas por casamento? Isto atrapalha muito. Mulheres assim costumam colocar a carroça na frente dos bois, não permitindo que as relações se desenvolvam naturalmente.

Você é muito puritana? Costuma dar muita lição de moral? Se for, saiba que hoje, em pleno século XXI, isso é um fator que afasta até os mais bem intencionados.

Você fala demais? Falar de si pode ser muito legal, mas se falar sem parar pode se tornar muito chata!

Depois de se perguntar sinceramente o que tem feito para afastar os homens de sua vida, está na hora de compreender alguns pontos básicos.

Primeiro, preste atenção ao homem pelo qual se interessou: seus gostos, hábitos, estilo de vida, personalidade. Entenda o que está faltando em sua vida. Você pode ser a pessoa que pode completá-lo naquilo que ele precisa.

Segundo: nunca atue em linha reta, de maneira óbvia e previsível. Conquiste-o de forma oblíqua, insinuando seu interesse, mas sem deixá-lo muito seguro.

Terceiro: depois de mostrar seu interesse, retire-se até que ele a procure. Brinque com a aproximação e o afastamento deixando-o sempre em dúvida, com a pulga atrás da orelha.

Quarto: pouco a pouco esteja cada vez mais presente na vida dele, participando de suas atividades, convidando-o também  a participar das suas.

Quinto: pegue leve no começo. Não o pressione, seja agradável.

Sexto: cuide muito bem de si, não só de sua estética, mas também da sua personalidade, do seu astral.

Por último: tenha consciência de si, do que realmente quer ou não para sua vida e para um relacionamento. Esta é a parte mais difícil e muitas vezes exige a ajuda de um profissional, um terapeuta ou analista, que pode ajudá-la a desfazer seus bloqueios e entender quem realmente é. Afinal, o magnetismo para atrair um homem bacana depende totalmente deste bom contato consigo  e da forma com que se comunica com os outros. E isto tem de ser trabalhado! O diamante precisa ser lapidado…

*Sergio Savian é psicanalista clínico especializado em relacionamentos. Saiba mais sobre seu trabalho no site www.sergiosavian.com.br