Como se proteger da sabotagem de pessoas que nos cercam?

Entrevista para o Jornal Diário da Região de São José do Rio Preto

Quais são os hábitos que não nos fazem bem?
Os hábitos que não nos fazem bem são aqueles que estão contra a vida, sempre que repetimos padrões de comportamento autodestrutivos. Ao fazer isso, somos nossos próprios sabotadores.

Por que sentimos vontade de mudar?
Sentimos vontade de mudar quando entendemos que estamos jogando contra nós mesmos. Sabemos o que nos faz mal e, mesmo assim, continuamos com os mesmos hábitos.

De que forma pessoas que estão próximas de nós podem atrapalhar esse processo de mudança?
Você começa uma dieta, está feliz com ela, e seu companheiro fica lhe tentando com alimentos calóricos. Você está parando de fumar ou de beber e o outro lhe oferece um cigarro ou um drinque. Pode ser que ele diga que o conhece e sabe que você não vai conseguir. Que não conseguiu de outras vezes e que agora não será diferente. É assim que acontece.

Como reconhecê-las? Quais são os sinais dos sabotadores?
Os boicotadores não acreditam que você possa mudar e fazem tudo para tirar você do novo caminho.

Por que fazem isso? Quais são as principais motivações?
Basicamente eles são invejosos. Como não conseguem  realizar suas próprias mudanças, têm raiva de quem consegue e por isso querem destruí-lo.  Se eles são frustrados consigo mesmos, querem provar que ninguém consegue mudar. Caso você consiga realizar o que se propôs, isso faz com que eles se sintam muito mal.

E quando a sabotagem é feita inconscientemente e sem a intenção de prejudicar por pessoas que nos amam? Os sinais são iguais? Como proteger-se disso?
Não existe inveja do bem. Toda inveja tem como base a destruição daquele que você admira e que o faz sentir-se pequeno, inadequado. Você se protege dos invejosos quando consegue percebê-los e não entra na sintonia deles.

Sergio Savian é psicoterapeuta em sincronicidade, especializado em relacionamentos e mudança de hábitos. Saiba mais sobre seu trabalho no site www.mudancadehabito.com.br